On Line

A História do CIPMAC

O CIPMAC segue o princípio do respeito do ser humano na sua diversidade social, de pensamento, costumes, raça, crença, religião e profissão.



“EU PERMITO A TODOS SEREM COMO QUIZEREM E A MIM COMO DEVO SER.”



CHICO XAVIER

quinta-feira, 14 de março de 2013

Saúde de profissionais do sexo é tema de oficina em João Pessoa (PB)


Saúde de profissionais do sexo é tema de oficina em João Pessoa (PB)

    Serão quatro dias de trabalhos em grupo e debates sobre prevenção nas áreas de DST, AIDS e hepatites virais. O diretor-adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Eduardo Barbosa estará em João Pessoa na próxima quinta-feira (14) para participar da oficina

 

    Saúde de profissionais do sexo é tema de oficina em João Pessoa (PB)


    Prostitutas de 12 estados brasileiros reúnem-se esta semana, de 11 a 14 de março, em João Pessoa (PB) para oficina de comunicação em saúde. Serão quatro dias de trabalhos em grupo e debates sobre prevenção nas áreas de DST, AIDS e hepatites virais. O trabalho deverá apontar um que resultem efetivamente em uma linguagem a ser usada em estratégias de mobilização social para esse grupo.

    "Comunicação em saúde é uma das prioridades do Departamento. Vamos promover saúde e estilos de vida saudáveis, utilizando estratégias de comunicação específicas, sintonizadas com a realidade das profissionais do sexo" explica Eduardo Barbosa, diretor-adjunto do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Eduardo participará da capacitação no dia 13.

    Oficina semelhante foi realizada com travestis em 2010 e resultou na campanha Sou Travesti: tenho direito de ser quem eu sou. O trabalho aconteceu em Brasília e reuniu travestis de todo o país para criar material para sensibilizar a população contra o estigma e o preconceito ao segmento. O material promoveu os direitos humanos e prevenção à AIDS com toques de celular, telas de descanso para vídeos e celular, cartazes e folders.

    Foi a primeira vez que as travestis produziram um material destinado a elas mesmas no Ministério da Saúde. "Desde então, o conteúdo tem sido reproduzido, reformulado e relançado pelas próprias travestis em diversas oportunidades, confirmando a percepção de que o material é, de fato, delas", afirma Eduardo.

    A partir do êxito dessa experiência e para atender às necessidades de outras populações específicas, foram programadas oficinas voltadas para produção de materiais para outros segmentos: jovens vivendo com HIV, AIDS, jovens gays e lésbicas.

    Oficina de comunicação em saúde para profissionais do sexo.

Programação:
•    11/03: Abertura das atividades iniciando com um roda de conversa sobre os temas comunicação em saúde, Prevenção, AIDS e Prostituição.
•    12/03: Trabalho prático que deverá apontar um plano de ações de comunicação e soluções criativas que resultem efetivamente em uma linguagem a ser usada em estratégias de mobilização social.
•    13/03: Aplicação do trabalho prático do dia anterior e preparação para atividade do encerramento com os conteúdos produzidos durante as oficinas.
•    14/03: Cinema na praça. Atividade de Encerramento apresentará o produto dos trabalhos realizados durante o encontro.

Confira mais no Portal do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário